Search

Receitas Funcionais

Untitled Document

Pães

PÃO SEM GLUTEN

Ingredientes:
4 colheres de semente de linhaça (marrom ou dourada)
3 colheres de óleo vegetal (canola) ou azeite de oliva EV
1 colher de sopa de óleo de coco virgem (caso não tenha pode colocar o azeite de oliva)
1 xícara de água 1 ovo (de quintal)
1 colher de chá de sal marinho
2 colheres de açúcar demerara ou mascavo
1 xícara de polvilho doce ou cetim (fiz com o azedo também e ficou bom)
1 xícara de amido de milho (use a farinha de quinoa para ficar mais rico)
1 xícara farinha de arroz integral, ou fécula de batata ou mandioca
1 envelope de fermento biológico instantâneo

Modo de preparo:

Bater no liquidificador a linhaça com os óleo, a água e o ovo até ficar uma mistura homogênea. Em uma tigela, juntar a farinha de arroz, o polvilho, o amido de milho, o sal, o açúcar e o fermento e misturar bem. Juntar nesta mesma tigela, a massa batida pelo liquidificador e misturar bem até ficar uma massa homogênea. (pode colocar passas, ameixas secas, gergelim, castanhas, frutas secas, fica melhor ainda) fica uma massa pegajosa, não parece com a massa do pão tradicional, sove um pouco com uma colher de pau para ele ficar mais fofo.

Passar um pouco de óleo na forma, colocar a massa e deixar descansar por 20 a 30 minutos Levar ao forno pré aquecido por 30 a 40minutos. Assim que retirar do forno passar com o auxilio de um pincel um colher de chá de óleo de coco ou manteiga. Isto evita que a cobertura se quebre no momento do corte. Guardar este pão na geladeira e aquecer as fatias na hora de comer. Serve até para fazer sanduíches.

PÃO DE P0LVILHO DOCE

3 ovos (prefira sempre ovos caipiras)
1 pitada de sal
3/4 xic chá de óleo
1 Xic chá de leite de soja ou de outro vegetal
1 colher sopa de açúcar
1col de chá de sal marinho
3 xic chá de polvilho doce (se quiser acrescentar um sabor a mais, coloque
(1 dente grande de alho amassado junto com a massa) ou ervas finas

Coloque todos os itens no liquidificador e bata bem. Acrescente 1 colher sopa de fermento em pó (de bolo mesmo). Despeje a mistura em uma forma de pão ou forma ou de bolo. Nem precisa untar. Asse até ficar dourado.

Tortas salgadas

TORTA DE FRANGO E LEGUMES COM FUBÁ

Para a massa:
1xic de amido de milho
1 e ½ xic de fubá de milho (fininho)
1 xic de água ou leite
Ervas e condimentos naturais da preferência (Cury, cominho, pimenta do reino e/ou branca orégano, alecrim, páprica..)
2 dentes de alho

Para o recheio:
½ peito de frango desfiado (também pode ser feito com filé de peixe, soja com legumes e verduras, com queijo ou tofú, legumes e verduras ou somente legumes e verduras)
1 Cenoura ralada
Tempero verde a gosto
1 Cebola em cubinhos
1 tomate em cubinhos

Quando o recheio for somente com verduras e legumes, tempere as verduras com ervas aromáticas e alho, antes de colocar na forma.

CUSCUZ MARROQUINO

½ peito de frango desfiado
2 tomates
1 cebola
Tempero verde (cebolinha, coentro, ou salsinha) Cury e cominho
Fubá de milho
Pedaços de queijo branco (opcional)
Coloque o frango para rechear com os temperos, depois molhe o fubá com o próprio caldo do refogado, misturando tudo.
Coloque no cuscuzeiro e aguarde ficar pronto. (15 a 20 min.)

Bolos

BOLO DE AMIDO E FARINHA DE ARROZ

(pode ser de chocolate, é só acrescentar 1 xic de cacau em pó e 1 xic de leite de coco)
2 xic de amido de milho
2 xic de farinha de arroz integral ou creme de arroz (pode ser também farinha de aveia)
3 ovos inteiros
3 col. de sopa cheias de manteiga ou ¾ de xic de óleo de canola
1 col. chá de baunilha (opcional)
1 ½ de açúcar mascavo ou demerara
1 col. de sopa de fermento
Bater os ovos com a manteiga e o açúcar, depois bate o resto dos ingredientes.

Sucos

SUCOS FUNCIONAIS

Anticelulite Salsa - 1 colher de sobremesa;
Couve - 1 pires de chá;
Abacaxi - 1 fatia média;
Água de coco - 350,00 ml;
Hortelã - 3 folhas;
Limão para suco - 1/2 unid.

Modo de preparo:
em tempo, coloque a água de coco em forminhas de gelo para congelarem. No liquidificador, bata bem a água de coco, a couve e a salsinha. Acrescente o abacaxi, gotas de suco de limão e a hortelã. Bata até ficar bem homogêneo. Dica: se preferir substitua o abacaxi por melão. Esta mistura de antioxidantes e verduras é potente em reduzir a inflamação característica da celulite. As verduras (hortelã, salsa e couve) garantem maior desintoxicação, o limão apresenta vitamina C e limoneno, com atividade antiinflamatória, garantindo uma pele mais lisa. A água de coco contém potássio, importante para evitar a retenção de líquidos, também característica do processo inflamatório, e a couve facilita o funcionamento do organismo e melhora a circulação.

Metabolismo acelerado

Mate solúvel (não usar o copinho industrializado) – 1 colher de sopa;
Água - 1 copo de 200ml;
½ maçã sem semente;
½ papaia;
1 banana prata;
Leite de soja - ½ copo de 100ml;

Modo de preparo:
bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva gelado. Este é um suco protéico, bastante energético e estimulante, o que garante o metabolismo a todo vapor. Devido à presença do mate, que confere maior gasto energético, é interessante para ser tomado pela manhã, para garantir maior disposição durante o dia, especialmente se tomado antes da academia.

Desintoxicante

Abacaxi em cubos - 1 copo de 300ml;
Raspas de casca de limão - 1 colher de sopa;
Gengibre fresco ralado - ½ colher sobremesa;
Modo de preparo:
bata no liquidificador O abacaxi é energético e contém vitaminas do complexo B, ácido pantatênico e vitamina A. Tem efeito antiinflamatório, diurético e digestivo, pois possui uma substância no miolo chamada bromelina. A casca do limão contém substâncias antioxidantes e desintoxicantes, e o gengibre, além de antiinflamatório, é desintoxicante.

Firmeza da pele

Laranja - ½ copo de suco concentrado;
1 cenoura pequena ralada;
2 fatias finas de beterraba;
Água filtrada gelada - ½ copo.
Modo de preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador, coe e sirva imediatamente, adoçado a gosto. Este trio garante a firmeza da pele, especialmente devido ao conteúdo de vitamina A, bioflavonóides, vitamina C e LPC-A, um precursor na formação do colágeno, a beterraba é campeã neste composto. O bioflavonoide, mais rico na laranja, é a hisperidina, que garante maior circulação sanguínea, evitando o a sensação de peso e dores nas pernas. Ainda, a composição fortalece o sistema imune.

Pós-academia

Água de coco – 200ml;
Aipo – 2 talos;
Melão – 2 fatias pequenas;
Mamão papaia – ½ unidade pequena.

Modo de preparo:
bater os ingredientes e tomar em seguida. Combinação das maiores fontes de potássio, mineral essencial para a contração muscular (interessante também para a musculatura do coração) e para evitar a retenção de líquidos. É um suco interessante para os indivíduos hipertensos e para aqueles que têm acúmulos de líquidos e cãibras com freqüência, especialmente após a atividade física.

Pele dourada e hidratada

Cenoura crua - 1/4 unidade média;
Mamão Papaia - 1/4 unid. média;
Limão para suco - 1/2 unid. média;
Semente de linhaça dourada - 1 col. de sobremesa;
Gérmen de trigo - 1 col. de sobremesa;
Adicionar o suficiente de água. Tanto o mamão papaia quanto a cenoura são ricos em vitamina A, importante para a recuperação e regeneração do tecido celular, e fundamental para a saúde de cabelos, pele e unhas. O caroteno garante maior permanência do bronzeado. Esta combinação contém alto conteúdo de vitamina C e flavonóides que combatem o excesso de radicais livres protegendo a pele dos efeitos nocivos do sol, prevenindo o envelhecimento precoce da pele. O gérmen de trigo contém quantidade suficiente de vitamina E, e a linhaça dourada entra com a gordura essencial Omega 3 para garantir a hidratação da pele e prevenir o envelhecimento das células.

Anti-inchaço

Suco de 1 lima da pérsia;
Melancia picada - 3 xícaras de chá;
Capim cidreira fresco - 10 folhas de capim.
Modo de preparo:
bata todos os ingredientes no liquidificador e coe. A melancia é um excelente estimulante, tem vitaminas A, C, E, K e todas as do complexo B. Além disso, por possuir um alto conteúdo de líquido e baixo valor calórico em relação à maior parte das frutas, ela contém mais nutrientes por calorias. Contém um potente antioxidante, o licopeno, que confere a sua cor vermelha e protege as células do envelhecimento. Associado a isto, tem a lima da pérsia, que por ser rica em antioxidantes, favorece a circulação linfática, sendo indicada para evitar retenções de líquidos e celulite. Já o capim cidreira confere melhora na digestão, o que ajuda a reduzir a produção de gases intestinais, responsáveis também pelo inchaço.

Barriga no lugar

Melão com semente (coar) - 2 fatias;
Chá de erva doce - 1 copo grande.
Modo de preparo:
bata todos os ingredientes no liquidificador, adoce a gosto e sirva em seguida. O rendimento é de 480ml (2 copos). A combinação do melão e da erva doce garante um conteúdo enorme de cálcio, mineral fundamental para o metabolismo, garantindo a perda de gordura, sobretudo abdominal. Não podemos desprezar a semente de melão no preparo dos sucos, pois ela é ainda mais rica em cálcio do que a própria fruta. A erva doce também é fonte de cálcio, por isso entra em boa combinação na redução da gordura abdominal. Outro benefício desta combinação está relacionado à capacidade de alcalinizar o organismo, o que favorece a expulsão de toxinas com mais eficiência, afastando a possibilidade de dores articulares, musculares e problemas inflamatórios.

Suchás

Os suchás são misturas de sucos com chás, fazendo uma combinação saborosa e refrescante com propriedades interessantes. Calmante: Maracujá com erva cidreira Fazer a infusão aguarde esfriar, misture com o suco e refrigere e tome Melão com camomila (o preparo igual ao anterior) Acelerar metabolismo (termogênico) Chá verde com gengibre e suco de limão Prepare o chá (ferva a erva por 10min), coloque as fatias finas de gengibre (3 fatias) aguarde esfriar junte com suco de 1 limão e refrigere e beba na hora.